A cerimônia marca um momento histórico para a instituição. Esta é a primeira formatura de cursos técnicos do polo de Cuiabá
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) realizou, na manhã deste sábado (13/12), a solenidade de outorga de títulos de 24 novos técnicos da Rede e-Tec, iniciativa voltada à formação técnica profissionalizante gratuita para famílias rurais em Cuiabá.
A cerimônia marca um momento histórico para a instituição. Esta é a primeira formatura de cursos técnicos do polo de Cuiabá. Sendo assim, foram certificados 15 técnicos em Zootecnia e 9 técnicos em Agronegócio.
A turma reflete a diversidade e a capilaridade do agronegócio no estado. Embora vinculados ao polo da capital, os formandos residem e atuam em municípios como Paranaíta, Aripuanã, Nova Ubiratã, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande. O perfil dos alunos, portanto, mescla produtores rurais que vivem a rotina do campo e buscam eficiência. Ou seja, com profissionais de outras áreas que vislumbram na qualificação técnica uma oportunidade de migração de carreira e ampliação de conhecimentos.
“A vida muda quando a gente dá os primeiros passos, independentemente da idade ou da fase da vida. Mato Grosso precisa de gente preparada e capacitada. Isso gera um efeito multiplicador”, destacou Cleiton Gauer, superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), ressaltando que novas oportunidades se abrem para os formandos, inclusive para atuar junto à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar MT.
Profissionalização
O mercado para os recém-formados é promissor. O técnico em zootecnia é o profissional focado na produção animal. Atua no manejo, nutrição, melhoramento genético e bem-estar animal, buscando aumentar a produtividade e a rentabilidade dos rebanhos.
Enquanto que o técnico em agronegócio é especialista na gestão e nos negócios rurais. Sua função abrange desde o planejamento da produção até a comercialização, logística e análise de mercado, garantindo a eficiência da cadeia produtiva.
Entre os formandos em Zootecnia, destaca-se o casal Paulo Machado e Adriana Santana, moradores de Várzea Grande com propriedade em Cáceres. A busca pelo curso nasceu da necessidade de profissionalizar o sítio da família.
Já no curso de Agronegócio, o formando Johannes Lino exemplifica a possibilidade de migração estratégica de carreira. Formado em Direito, ele buscou o curso técnico para atender a uma demanda crescente do estado. “Mato Grosso é o estado do agronegócio. Estou usando a formação para melhorar o atendimento jurídico, entendendo o trabalho do produtor para resolver questões como regularização de imóveis, unindo a parte técnica à burocrática”, afirma.
Programa Senar e-Tec
O gerente de Educação Formal do Senar MT, Pedro Souza, explica que a formação é robusta, com duração de dois anos e 1.200 horas, realizada com aulas online e encontros presenciais. “A missão do Senar é transformar vidas por meio da educação e da capacitação”, reforça.
O presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, anfitrião do polo, parabenizou a turma: “O setor precisa de profissionais com visão técnica. Sejam ótimos profissionais, com dignidade e respeito às pessoas que estão no campo ajudando a produzir alimentos”.
Em Mato Grosso, há nove anos, o programa Senar e-Tec oferece cursos gratuitos de nível técnico. Atualmente, a instituição mantém seis polos de formação em Rondonópolis, Canarana, Nova Monte Verde, Sorriso, Nova Mutum e Cuiabá, ofertando cursos em Agricultura, Zootecnia, Agropecuária e Agronegócio.



