Sesc-MT Cáceres oferece curso gratuito de dança Siriri
O Sesc-MT Cáceres promove, no mês de novembro, o Curso de Dança Regional Siriri, com aulas ministradas pela professora Amanda Barbosa. A atividade é gratuita e as inscrições estarão abertas a partir do dia 31 de outubro, na unidade.
As aulas acontecem de 4 a 27 de novembro. Ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, das 15h às 18h. São voltadas, principalmente, ao público interessado em conhecer e vivenciar uma das manifestações culturais mais representativas de Mato Grosso.
O curso faz parte, sobretudo, das ações formativas do projeto Sesc Raízes. Essa iniciativa do Sesc Mato Grosso valoriza as expressões artísticas regionais. Além disso, promove atividades que aproximam o público das tradições culturais do estado.
Com o objetivo de preservar e difundir o Siriri, o curso propõe o aprendizado dos movimentos, ritmos e expressões que compõem essa dança tradicional. Ele estimula, ademais, o respeito às raízes culturais e o fortalecimento das identidades regionais.
Com influências indígenas, africanas e europeias, a dança tem marcações, sobretudo, de toadas simples e coreografias em pares. É caracterizada também pelo uso de instrumentos típicos, como a viola de cocho, o ganzá e o tambor.
Dançado em festas religiosas e, além disso, em eventos comunitários, o siriri expressa o cotidiano, a fé e os costumes locais. Grupos folclóricos e comunidades mantêm viva a dança, reconhecida, sobretudo, como patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso. Esses grupos, ademais, transmitem a prática de geração em geração. Mais do que uma dança, é, afinal, símbolo da identidade e resistência cultural.
A iniciativa integra, do mesmo modo, as ações do programa Cultura do Sesc-MT. Esse programa busca, principalmente, incentivar a formação artística e o acesso gratuito a atividades culturais em diferentes municípios do estado.
Serviço:
O quê: Curso de Dança Regional – Siriri – Sesc Cáceres
Período: 4 a 27 de novembro
Horário: terças e quintas, das 15h às 18h
Valor: gratuito
Inscrições: a partir de 31 de outubro direto na unidade


