A plataforma de compras TikTok Shop promete simplificar o caminho entre desejo e a compra online, explica Gabriela Comazzetto
Evento TikTok World Brasil 2025, dedicado a marcas e negócios para discutir sobre o futuro do marketing e o comportamento do consumidor brasileiro, revelou dados e informações sobre sua nova funcionalidade: o TikTok Shop.
Completado um mês de sua chegada no Brasil, o TikTok Shop oferece, portanto, experiência de compra em quatro formas diferentes. Ou seja, vídeos curtos, live shops, vitrine de produtos e aba de lojas no próprio aplicativo.
Segundo o evento, a ferramenta é considerada no país após dados mais recentes da plataforma atestarem que as buscas diárias no aplicativo. Sendo assim, tiveram um crescimento exponencial de mais de 40% em relação ao ano passado.
O comportamento de busca é algo orgânico e está na natureza do aplicativo, tanto que um em cada quatro usuários começa sua jornada de busca nos primeiros 30 segundos após acessar o TikTok. Desse modo, assiste a um vídeo curto, principalmente de segmentos como Viagem (95% de buscas exploratórias/avaliação), Automotivo (91%), Mídia e Entretenimento (87%) e E-commerce (62%).
Como funciona o TikTok Shop?
O TikTok Shop hoje posicionado no mercado como “discovery commerce” por meio da evidência de que usuários do TikTok são mais propensos a descobrir tendências e produtos novos online.
67% deles tiveram ideia de uma marca ou produto utilizando o aplicativo – dado compartilhado durante o evento TikTok World Brasil 2025.
Como citado anteriormente, o consumidor tem quatro opções de compra pela funcionalidade. Ao ver um creator da plataforma indicando um produto, em vídeo curto ou em live shop. Assim, o usuário consegue adquirir o que deseja clicando no link adicionado no conteúdo sem sair do aplicativo.
Já no caso de vitrine de produtos e a aba de loja, por exemplo, o serviço personalizado no primeiro caso, marca todo perfil de marcas exibirá os produtos disponíveis para aquisição de quem acessa. E o último fará a exibição por meio do comportamento do usuário na plataforma. Ou então , aqueles que são mais buscados ficam no topo da lista de sugeridos.
Presente e Futuro do TikTok Shop no Brasil
Além de apresentar dados, o evento TikTok World é palco para a apresentação de uma nova solução de marketing automatizada integrada ao ecossistema do TikTok Shop: o GMV Max. Aliás, desenvolvido para otimizar campanhas diretamente no ambiente de e-commerce do aplicativo.