No momento, você está visualizando Toda Praça é Arte está de volta com primeira edição 2026 neste sábado (7)
Toda Praça é Arte 2026 chega a Rondonópolis neste sábado (7). Projeto acontece na praça do Jardim Eldorado II, localizada na Rua Belém Foto: PM Rondonópolis

Toda Praça é Arte está de volta com primeira edição 2026 neste sábado (7)

Toda Praça é Arte 2026 chega a Rondonópolis

Abrindo a temporada de eventos culturais de 2026 em Rondonópolis, a Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude realiza, neste sábado (7), o primeiro Toda Praça é Arte deste ano. O projeto acontece na praça do Jardim Eldorado II, localizada na Rua Belém.

Uma novidade agora é que a diversão será desenvolvida à noite, das 17h às 21h. “Nossa intenção com a mudança de turno foi oferecer um tempo maior de convivência nas oficinas para a comunidade e atender com mais tranquilidade as famílias que forem aproveitar as práticas”, discorre o ator e produtor cultural Dheysiel Barbosa, que é gerente de Departamento de Teatro, Circo e Dança da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude.

Arte viva na praça

Abordando a temática “A arte viva na praça”, a Pasta vai proporcionar aos participantes várias opções de lazer. “Vão acontecer oficinas de iniciação ao desenho, de mãos na argila e de literarte – com construção de imagens das histórias narradas com desenhos e pinturas. E as atividades esportivas vão ficar por conta da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer. Primeiramente, ela é parceira da ação. Do mesmo modo, oferece jogos de futebol e vôlei em campo de areia”, enumera o gerente.

Assim, ele explica o tema escolhido. “É a arte que vai chegar à população. Não apenas isso, mas também extrair talentos daqueles que vivenciarem a experiência. Com isso, proporcionará autodescoberta. Nesse sentido, revelará capacidades artísticas que muitos não sabem que possuem”.

Apesar da mudança no horário, o formato do programa continua o mesmo. “Mantivemos as oficinas das diversas modalidades artísticas e as apresentações tanto de dança quanto de teatro, de circo e de música. Se no ano passado finalizávamos o evento com um espetáculo cênico, em 2026 as atividades vão ser encerradas com um show musical. E nesta primeira edição, quem vai abrilhantar o fechamento das práticas será a cantora Suellen Caettano, que traz canções em sertanejo universitário para a comunidade aproveitar”, anuncia Dheysiel.

Já fazendo parte do calendário cultural de Rondonópolis, o Toda Praça é Arte é periódico, como pontua o produtor cultural: “O Programa Toda Praça é Arte é sistemático, pois acontece de forma contínua durante o ano todo, sempre contemplando um espaço comunitário de algum bairro da cidade pelo menos uma vez ao mês. Além disso, se em 2025 demos prioridade para as artes cênicas, este ano vamos dar ênfase à linguagem música. Por isso, todas as edições vão terminar com apresentações musicais, seja de grupos ou artistas solo”.