O encontro ocorreu em meio a um histórico recente de tensões diplomáticas entre os dois países
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta terça-feira (3), na Casa Branca, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O encontro ocorreu em meio a um histórico recente de tensões diplomáticas entre os dois países.
Após o encontro, Petro afirmou à rádio Caracol que discutiu com Trump temas como a possibilidade de exportação de gás venezuelano por meio da Colômbia. Bem como, o combate ao narcotráfico e disputas comerciais e de segurança envolvendo a Colômbia e o Equador.
Desde o início do atual mandato de Trump, os dois líderes mantêm uma relação marcada por atritos. O presidente norte-americano tem acusado reiteradamente o governo colombiano de permitir o envio de cocaína aos Estados Unidos. Além disso, impõe sanções e faz ameaças de ações mais duras contra o país sul-americano.
Petro, por sua vez, tem criticado o apoio dos Estados Unidos a Israel, e chegou a defender a abertura de investigações criminais sobre ataques com mísseis realizados pelos EUA contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe.
Apesar do histórico de embates, sinais de reaproximação surgiram no mês passado. Imagens publicadas por Petro nas redes sociais indicaram um clima cordial no encontro desta terça-feira(3). Conforme o presidente colombiano, os dois discutiram a erradicação das plantações de coca — sem o uso de fumigação aérea — e a cooperação para capturar grandes traficantes que vivem fora da Colômbia. Petro também pediu a Trump apoio para mediar tensões com o presidente do Equador, Daniel Noboa.
Trump afirmou que a reunião no Salão Oval foi “muito boa” e disse que os dois governos estão trabalhando juntos em diferentes frentes, incluindo sanções. O presidente norte-americano reconheceu que a relação entre ambos não era próxima, mas afirmou que houve entendimento. “Nos demos muito bem. Estamos trabalhando em várias questões”, declarou.
Fonte: sbtnews




