Participação marca a estreia da cidade no circuito de pesca esportiva e, dessa forma, reforça sua entrada no calendário do turismo e da cultura em Mato Grosso
O estande de Várzea Grande pôde ser visitado até domingo (10), durante o 42º Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres (FIPe), considerado um dos maiores eventos do gênero no mundo. A participação marca a estreia da cidade no circuito de pesca esportiva. Dessa maneira, reforça sua entrada no calendário do turismo e da cultura em Mato Grosso.
Durante a abertura oficial do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá Neto, representando a prefeita Flávia Moretti (PL), anunciou a realização do 1º Festival de Pesca Esportiva de Várzea Grande. Previsto para os dias 26, 27 e 28 de setembro, no distrito de Bonsucesso, às margens do rio Cuiabá, que deu origem à cidade.
Ao lado da prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias (PSB), do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi. Bem como de demais autoridades, Quidá reforçou o compromisso da atual gestão em transformar Várzea Grande.
Cultura e tradição
No estande de Várzea Grande, o público pode conhecer e vivenciar a cultura várzea-grandense por meio da produção artesanal da tradicional viola de cocho. Assim, contará com o Mestre Jociley Francisco da Silva, e da confecção de redes do Limpo Grande, em parceria com as artesãs da TeceArte. Produtos típicos e peças de artesanato também estão à venda, representando a criatividade e a identidade cultural da cidade.
A participação da cidade no FIPe é também uma oportunidade de intercâmbio e planejamento. “Agradecemos à prefeita Eliene Liberato Dias pela recepção e pelo espaço cedido. Estamos acompanhando de perto a estrutura do festival de Cáceres para aplicar as melhores práticas no nosso próprio evento. Várzea Grande está se preparando para fazer história com seu primeiro Festival de Pesca”, concluiu Quidá Neto.