A participação popular e da sociedade civil organizada na participação popular e da sociedade civil organizada é fundamental neste processo
A Prefeitura de Várzea Grande publicou o edital de convocação de audiência pública para apresentar a Lei Orçamentária (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano de 2026. A audiência será realizada no dia 14 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Várzea Grande, na Avenida Castelo Branco (prédio do antigo Fórum) às 9h. A participação popular e da sociedade civil organizada é fundamental neste processo, já que este é o orçamento municipal elaborado pela atual gestão.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as prioridades e orienta a elaboração do orçamento anual. Enquanto a Lei Orçamentária Anual (LOA) detalha a arrecadação e a aplicação dos recursos em áreas específicas para um determinado ano.
Conforme a secretária de Planejamento, Drielli Martinez, a participação popular é fundamental para discutir o orçamento municipal. “A gestão da prefeita Flávia e do vice Tião da Zaeli quer a participação de todos. Pois somos integralmente democráticos, ainda mais para discutir o orçamento público”, conta Drielli.
O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, relata que a população também pode acompanhar a audiência pública por meio virtual. Ou então, via youtube da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. “Várzea Grande vive novos tempos, pois a atual gestão busca a transparência e quer a participação popular em todos os atos. O várzea-grandense terá uma grande oportunidade de acompanhar os investimentos do Município no ano que vem, além de fazer sugestões, mesmo que esteja online”, relata Marcos.
Fundamental neste processo, esse será o primeiro orçamento municipal elaborado pela atual gestão.