Junto aos órgãos governamentais em Brasília/DF, as obras em andamento contam com o custeio do Governo Federal e contrapartida de recursos da Prefeitura Municipal
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vai iniciar o ano de 2026 dando continuidade ao andamento de 12 obras de infraestrutura que estão sendo executadas na rede municipal de Várzea Grande.
De acordo com o secretário da pasta, Igor Cunha, depois de entregar três novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a gestão Flávia Moretti/Tião da Zaeli segue no próximo ano dando continuidade às obras. Ou seja, com expectativas positivas na ampliação e melhoria das unidades educacionais da rede municipal.
“Em 2025, inauguramos o CMEI ‘Professora Doralice Silva Cardoso’ durante os festejos de aniversário de Várzea Grande e agora em dezembro. Assim, entregamos os CMEIs ‘Sonja Margarida Metelo’ e o ‘Profª Dalva Galdino de Barros Lopes’. Para o ano que vem, entretanto, nossa previsão é a entrega de mais dois CMEIs” apontou Cunha.
Resultado do trabalho de gestão da prefeita Flávia, juntamente com o vice, Tião, junto aos órgãos governamentais em Brasília/DF, as obras em andamento contam com o custeio do Governo Federal e contrapartida de recursos da Prefeitura Municipal.
Salto qualitativo na Educação
Entre as obras em andamento estão a reforma e ampliação da EMEB Heroclito Leôncio Monteiro, do bairro Cohab Santa Fé, retomada em abril deste ano. A construção de um CMEI no bairro Novo Mato Grosso; a construção de um CMEI no Residencial Ataíde. Bem como a reforma e restauração da Paróquia N.S. da Guia; a reforma e ampliação da EMEB Manoel Correa, iniciada em agosto.
Estão também em andamento a construção do CMEI no bairro do Capão Grande; a reforma e ampliação do CMEI Eleuza Maria Souza Santos; a ampliação da EMEB Emanuel Benedito de Arruda; a construção do CMEI do bairro Paiaguás; a reforma da EMEB Profª Maria Joana da Silva Almeida; a construção do Miniestádio do Jardim dos Estados e a construção do complexo esportivo do bairro do Capão do Pequi, iniciada neste mês de dezembro.
Segundo o secretário, são obras extremamente importantes, que irão melhorar a infraestrutura da rede municipal. Bem como, reduzir a demanda por novas vagas na Educação Infantil e promover um salto qualitativo na Educação do município. “No próximo ano, já em março devemos entregar mais um CMEI. E, em maio, queremos inaugurar mais um, durante as celebrações do aniversário de Várzea Grande” estimou Igor Cunha.






