Levar atendimento, orientação e cuidado até onde o morador está, facilitar o acesso e fortalecer os vínculos com a Atenção Básica
Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde e facilitar a atualização da caderneta vacinação da população, equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, promoveu neste final de semana mutirão de vacinação em diversas comunidades do Município. Além da vacinação, as atividades também incluíram exames preventivos, aferição de pressão e glicemia. Assim como a distribuição de vitaminas, pesagem do Bolsa Família e momentos de integração e acolhimento entre os profissionais de saúde e os moradores.
Na comunidade rural do Sadia, a equipe da USF do Distrito do Limpo Grande, levou a estrutura de atendimento até o ponto de apoio da comunidade Nossa Senhora Aparecida. Durante a ação, aplicaram 57 vacinas, distribuídas duas doses de vitamina A,. Realizaram três exames de CCO (preventivo do colo do útero), sete testes rápidos para detecção de ISTs, além de três pesagens do Bolsa Família.
Segundo a gerente da unidade, Marcyara Cristina, a ação foi extremamente positiva
Já a no bairro Jardim União, a equipe da Unidade de Saúde do Aurília Curvo realizou um animado “Arraiá da Saúde”. Com foco na vacinação contra influenza, atualização do cartão vacinal e renovação de receitas médicas. A ação, contudo, aproveitou o clima de férias escolares e festa ‘julhina’ para atrair o público infantil e suas famílias. Assim, contou com algodão doce, pé de moleque e toda a equipe estava a caráter.
A comunidade do bairro Ouro Verde também recebeu uma edição do mutirão de saúde. A equipe da unidade local esteve presente no Centro Comunitário do bairro, onde realizou mais de 50 atendimentos, entre eles vacinação, aferição de pressão arterial. Além disso, testes de glicemia e pesagem do Bolsa Família. A iniciativa reuniu diversas especialidades e aproximou ainda mais os serviços de saúde da população.
As ações fazem parte da política da gestão municipal de descentralizar os serviços e investir em ações comunitárias que reforcem o cuidado integral, a prevenção de doenças e a humanização no atendimento.