Moradores de Várzea Grande podem esperar mais qualidade, eficiência e controle sobre os serviços de água e esgoto com parceria com Ager/MT
Prefeitura de Várzea Grande e a Ager/MT, assinam o convênio de cooperação técnica, assumindo a regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no Município.
O acordo marca uma virada de chave para a autarquia, que passa a contar com um novo modelo de gestão. Ou seja, com base em indicadores e controle externo. O objetivo é garantir transparência, mais qualidade nos serviços prestados e a participação efetiva da população.
Além de fiscalizar os serviços prestados pelo DAE, a Ager também acompanhará todo o processo de modelagem da concessão dos serviços de água e esgoto. Ou seja, desde a estruturação da proposta até a seleção da empresa vencedora do processo licitatório. Após a assinatura do contrato de concessão, a Agência será responsável por fiscalizar e regular também a atuação da nova concessionária.
A prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli classificou a parceria como essencial para o avanço dos serviços públicos de saneamento. “Essa cooperação é um compromisso com a qualidade de vida da população e estamos cumprindo o que prometemos. Bem como estruturando o DAE para que os moradores recebam um serviço digno, com mais eficiência, clareza nos processos e foco na melhoria contínua. Essa é uma nova fase para Várzea Grande”, afirmou Moretti.
Para o presidente do DAE, Zilmar Dias, o convênio reforça a confiança da gestão pública no trabalho técnico da autarquia. Portanto, representa um passo definitivo rumo à modernização.
O presidente da Ager/MT, Luís Alberto Nespolo, também reforçou o papel do convênio na promoção do controle social e da qualidade do serviço. “Nosso compromisso é com a regulação isenta, com base em dados e em diálogo com a população. Vamos acompanhar de perto e cobrar os resultados que Várzea Grande merece.”
Implementação gradual
Com duração inicial de 10 anos, o convênio também prevê um plano de trabalho detalhado, com ações como apoio técnico, acompanhamento contábil, capacitações, campanhas educativas e controle de indicadores. A implementação será gradual, com o início oficial imediato, após a entrega de documentos e estruturação da fase chamada de “vestibular”, que antecede a fiscalização plena.
A população poderá acompanhar todas as etapas por meio dos canais de comunicação do DAE e da própria Ager/MT. Aliás, também passam a receber denúncias e reclamações dos usuários.