A Prefeitura de Várzea Grande, apresentou em audiência pública o Plano Plurianual, que traz planejamentos e metas do Município para os próximos quatro anos
Conforme a secretária de Planejamento de Várzea Grande, Drielli Martinez Ferreira Lima, o PPA 2026-2029 é responsável por definir as metas das prioridades de investimento e as áreas de atuação do governo de forma ampla.
Para a democratização e transparência da elaboração do PPA de Várzea Grande, ocorreram duas audiências. Uma na Câmara Municipal e outra no auditório da Universidade Católica, no bairro Cristo Rei.
Na Smecel, o secretário Cleiton Marino Santana, pontuou que o principal objetivo é promover uma educação de qualidade aos várzea-grandenses. Além disso, valorizar os profissionais.
Entre as metas da Smecel estão: implementação do piso salarial, aumento do acervo e reforma das bibliotecas públicas. Apoio à arte e à cultura, revitalização da Casa de Artes, manutenção do transporte escolar, manutenção da alimentação escolar, Copa Interbairros Feminina e Masculina.
A Secretaria Municipal de Saúde tem as seguintes metas. A construção de nova maternidade, construção UBS no bairro José Carlos Guimarães, ampliação e revitalização do Pronto-Socorro, entre outros.
Já a secretária de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária, Manoela Rondon, apresentou durante a gestão, que deverá entregar 8.400 títulos de regularização fundiária em 25 núcleos urbanos.
Entre as metas estão: mensurar e reduzir a deficiência habitacional no município. Promover o acesso de moradia digna para famílias de baixa renda e potencializar os programas habitacionais.
Pleno desenvolvimento industrial
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mario Quidá, destacou que junto com a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito, Tião da Zaeli, buscarão o pleno desenvolvimento industrial do município.
Entre as metas da Secretaria estão: manutenção Sine, fomentar indústria, o turismo, economia e revisar plano de desenvolvimento econômico.
A Secretaria de Administração anunciou que o Município deve realizar um concurso público. As metas da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Urbanismo são: revitalização da Orla Alameda/Construmat e grande Cristo Rei para reduzir índice de alagamento. Com revitalização do Centro para dar mais acessibilidade, manutenção das vias públicas. Obras de pavimentação em diversos bairros não pavimentados, execução do plano de drenagem.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, relata que as metas são: operacionalização do Fundo Municipal de Apoio à Política do idoso, manutenção da proteção básica. Manutenção de proteção especial, manutenção Restaurante Popular, manutenção dos conselhos da área social. A manutenção Conselho tutelares, programa de combate à pobreza menstrual. Construção de dois CRAs São Mateus e Jardim Glória, construção Centro Pop, construção do Instituto de Longa Permanência do Idoso, entre outros.