Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho, recebem o prêmio da NYFCC como Melhor ator e direção do filme “O Agente Secreto”, como melhor filme estrangeiro
Wagner Moura conquistou o prêmio de melhor ator no New York Film Critics Circle Awards (NYFCC), a associação de críticos mais antiga dos Estados Unidos.
A atuação premiada foi em “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, obra que também levou o prêmio de melhor filme estrangeiro. No longa, Moura interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia que retorna à sua cidade natal após anos afastado. Ele passa a ser perseguido por assassinos de aluguel em São Paulo, possivelmente devido a um conflito com um poderoso industrial e a uma patente ligada à pesquisa acadêmica.
É a primeira vez, em noventa anos de premiação, que um ator latino recebe esse mérito. O brasileiro, que já venceu em Cannes pelo mesmo papel, está entre os cotados ao Oscar de Melhor Ator 2026.
No Festival de Cannes deste ano, “O Agente Secreto” conquistou dois prêmios importantes. Críticos apontam que o longa deve competir em quatro categorias no Globo de Ouro 2026. Aliás, entre essas categorias está a disputa pelo prêmio de melhor ator para Wagner Moura. Portanto, surge como um forte candidato ao troféu nesta edição do evento.



