No momento, você está visualizando Cármen Lúcia faz voto decisivo hoje no julgamento de Bolsonaro e réus
STF retoma o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e réus com o voto da decana da Corte, a ministra Cármen Lúcia

Cármen Lúcia faz voto decisivo hoje no julgamento de Bolsonaro e réus

Luiz Fux votou pela condenação do delator da trama golpista, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto

Nesta quinta-feira a primeira turma do do Supremo Tribunal Federal retoma o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e réus com o voto da decana da Corte, a ministra Cármen Lúcia.

Nesta quarta-feira, o ministro Luiz Fux votou pela condenação do delator da trama golpista, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro, em 2022, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.  Fux votou pela absolvição de Bolsonaro e os outros cinco réus

Apesar do entendimento do ministro, o placar pela condenação em todos os crimes de Bolsonaro e mais cinco réus está 2 votos a 1. Enquanto a condenação dos réus Mauro Cid e Braga Neto por pelo menos um crime está 3 a 0.

Na terça feira foram proferidos os votos pela condenação dos réus pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

A PGR quer a condenação do ex-presidente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Sendo assim, a pena pode chegar a 30 anos de prisão.

A partir 14h, a ministra Cármen Lúcia apresentará sua análise sobre o núcleo central da trama golpista. O último a votar será o presidente da 1ª turma do Supremo, o ministro Cristiano Zanin.

Aliás, o julgamento está previsto para encerrar na próxima sexta-feira, dia 12.

Fonte: agênciabrasil