Você está visualizando atualmente Posto eleitoral na ALMT adota horário estendido de funcionamento
Os atendimentos no Posto Eleitoral foram estendidos, e agora são realizados das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira na ALMT

Posto eleitoral na ALMT adota horário estendido de funcionamento

Os atendimentos no Posto eleitoral agora acontecem das 8h às 17h, por ordem de chegada

Com a proximidade do prazo final para regularização junto à Justiça Eleitoral, o posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), em funcionamento na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), passa a partir desta semana, a adotar horário estendido de funcionamento. Desde essa segunda-feira, os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, por ordem de chegada. A data limite para a regularização do título de eleitor encerra no dia 8 de maio.

Neste sabado, o TRE realizou plantão de atendimento na Casa da Democracia, para que aqueles que não têm disponibilidade durante a semana.

No atendimento, o eleitor deve apresentar:

  • documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, entre outros definidos em lei);
  • comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, entre outros definidos pelo juiz eleitoral).

No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento), é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Números do TRE

De acordo com os dados do TRE-MT, vai regularizar os 201 mil títulos que constavam como cancelados até o início de abril, a sua maioria por ausência às urnas, ou sem coleta de dados biométricos.

Os jovens também estão sendo chamados a fazerem o seu primeiro título eleitoral. Apenas 10% dos eleitores com 16 anos fizeram o documento, cerca de 30% com 17 anos, mesmo entre os jovens de 18 a 21 anos, quando o voto já é obrigatório, apenas 70% fizeram o alistamento eleitoral.

Ao todo no estado, 2,506 milhões de eleitores estão aptos a votar, sendo que desses, 2,078 milhões já têm biometria. Assim, cerca de 18% ainda faltam regularizar a situação eleitoral. Somente em Cuiabá, cancelaram 50 mil títulos, enquanto em Várzea Grande 25 mil eleitores se enquadram nessa situação.