Dezenas de pessoas já estão na expectativa para voltar a enxergar com clareza e sem nenhum incômodo com a realização de cirurgias catarata e pterígio, por meio do programa Zera Fila da Prefeitura de Rondonópolis
O mês de agosto começou e os procedimentos também, no total serão cerca de 1200 pessoas realizando as cirurgias por meio da Programa Zera Fila em Rondonópolis.
Esses são os primeiros procedimentos que estão sendo feitos gratuitamente no município, após o anúncio feito pelo prefeito Cláudio Ferreira. juntamente do secretário de saúde Mykaell Vitorino. Até o dia 7 de agosto, a previsão que 540 pacientes sejam atendidos com as cirurgias de cataratas. Isto é, elas estão acontecendo no Centro de Especialidades, Apoio e Diagnósticos Albert Sabin (Ceadas), no bairro Jardim Santa Marta.
Antes de passarem pela cirurgia, os paciente estavam aguardando há meses e até anos na fila. Entretanto, já tiveram a consulta com o médico oftalmologista e também fizeram os exames de risco cirúrgico. Cerca de 920 pessoas já estão agendadas para fazer a cirurgia de catarata gratuitamente oferecida pelo município.
“O Zera Fila representa um avanço importante na saúde pública de Rondonópolis. É uma resposta concreta às demandas da população e um reflexo do compromisso da gestão em garantir acesso ao cuidado de forma ainda mais rápida e eficiente”. Destacou o secretário Mykaell Vitorino.
A previsão do Prefeitura é que as cirurgias de pterígio ocorram entre os dias 14 e 17 de agosto. Estão agendados 280 pacientes para passar pelo procedimento.
Durante o lançamento do Programa, o prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância do programa Zera Fila. Ou seja, de atender pessoas que estão há muito tempo aguardando um procedimento. Por isso, está trabalhando para oferecer um serviço público de saúde que esteja à altura da expectativa da população.
Além da área oftalmológica, novas etapas estão em fase de contratação para realização de outros procedimentos em pessoas que estão na fila.